
Reflexões sobre o ensino na EPT
Nesta seção é possÃvel encontrar diversos recursos que discutem as metodologias de ensino na Educação Profissional.
Este artigo incentiva a revisão de práticas tradicionais de ensino e discute possibilidades de metodologias ativas na Educação profissional, especialmente as metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos
.
Este artigo analisa a trajetória das metodologias da EPT – Educação Profissional e Tecnológica no Brasil com base na experiência do SENAI (1942 a 2014). Com orientação marxiana, a pesquisa deu-se por meio de estudos bibliográficos e da análise documental com viés qualitativo.
O presente artigo analisou as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica. O estudo mostrou que a maioria dos docentes utilizam estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. A diferença entre os docentes que utilizam as estratégias centradas no aluno e os que utilizam as com foco no professor não foi expressiva, o que ratifica a proposta pedagógica e ideológica da EPT. A pesquisa também mostrou que o perfil docente está ligado à história e origem da Instituição e que os docentes das áreas exatas do conhecimento aplicam estratégias centradas no professor/ensino (tradicional), enquanto os professores das áreas das ciências humanas optam pelas estratégias centradas no aluno/aprendizagem (ativas).
Neste trabalho discute-se os desafios de uma abordagem metodológica partilhada entre disciplinas das áreas geral e técnica na modalidade integrada da Educação Profissional. Além disso, aborda-se as possibilidades de um ensino que integre cultura e ciência, humanismo e tecnologia.
METODOLOGIAS/APLICATIVOS DE ENSINO
Google Classroom ou Google Sala de Aula é um sistema de gerenciamento de conteúdo, visando a simplificação, criação, distribuição e avaliação de trabalhos. Para o professor utilizar o aplicativo, basta estar logado com uma conta Google e realizar o devido cadastro. Não há custos para o uso básico.
Trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida pelo pesquisador Norte-Americano Bernie Dodge, em que quase todos os dispositivos nela utilizados provêm da internet. Existem vários sites na internet que podem ser utilizados na criação de webquests: Google Sites, WebQuest Fácil, entre outras.
​
​
​
Trata-se de um software utilizado para a criação de apresentações não lineares. A plataforma disponibiliza uma versão gratuita que roda a partir do navegador. A desvantagem da versão gratuita é que, se o usuário não dispuser de internet não tem como utilizá-lo.
​
Trata-se de uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, usada como tecnologia educacional. Seus jogos de aprendizagem, denominados de "Kahoots", são testes de múltipla escolha que permitem a concorrência entre os participantes e podem ser acessados ​​através de um navegador da web. É interessante, principalmente, para revisão de conteúdos.
O Powtoon é uma empresa que disponibiliza software baseado em nuvem para criar apresentações animadas e vídeos animados de explicação. Em sua versão free o professor pode criar várias apresentações para uso gratuito em sala de aula.
​