O professor e sua formação
Muitas vezes o interesse dos docentes na busca pela formação continuada enfrenta barreiras de naturezas e fontes diversas. Uma dessas barreiras está relacionada ás seguintes questões: onde e como capacitar-se? O propósito desta seção do Blog EPT em Pauta é tentar ser um leque de informações/caminhos para a formação continuada do professor. Nesse sentido, Nesse sentido, a seguir constarão links de acesso a páginas eletrônicas onde o professor poderá ter acesso a algumas sugestões de recursos para utilização em sala de aula assim como sugestões de bibliotecas virtuais para acesso a conteúdos científicos especializados.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações é um um ambiente virtual desenvolvido pelo IBITCT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), a cerca de 15 anos. A BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. O propósito da BDTD é dar maior visibilidade aos trabalhos de conclusão de curso realizados na pós-graduação. Atualmente o portal conta com mais de 100 instituições vinculadas. Quanto ao acervo, é possível encontrar na BDTD mas de 360.000 dissertações de mestrado e mais de 135.000 tesess de doutorado. Não há nenhuma forma de cobrança financeira para utilização do acervo da BDTD. Acesse aqui.
My English Online
Uma matéria publicada pelo Jornal O Globo no ano de 2018 dá conta de que no Brasil cerca de 15% dos professores que ministram aula de inglês não o domina com fluência. Situações como esta termina por ser mais uma barreira à formação continuada do professor. A falta de domínio de uma segunda língua, principalmente o inglês, faz com que diversas oportunidades sejam perdidas: dificuldade na realização de um intercâmbio, impossibilidade de leitura de trabalhos científicos publicados em outras línguas diferentes do português, além do próprio acesso à pós-graduação, que em boa parte dos programas exigem fluência em mais uma ou duas línguas, além da materna.
​
O My English Online é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras. O acesso é gratuito, necessitando apenas de cadastro prévio.
​
Podem participar do My English Online:
-
Estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) credenciadas ao Programa IsF;
-
Estudantes de graduação e pós-graduação de instituições parceiras do Programa IsF;
-
Professores da Educação Básica, desde haja parceria entre a Secretaria de Educação a que está vinculado e uma IES credenciada ao Programa IsF;
-
Servidores das instituições de ensino superior participantes do Programa IsF que forem credenciadas via editais específicos; e
-
Servidores de instituições parceiras do Programa IsF.